Crescimento de 14%: veja como a tecnologia pode ajudar o varejo a superar a crise

O maior crescimento desde o início da série histórica, em janeiro de 2000

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mostraram o maior crescimento desde o início da série histórica, em janeiro de 2000, com um aumento de 13,9% no volume de vendas.

Apesar do crescimento expressivo, tecnologia ainda não ajudou para uma recuperação total.

Muita coisa aconteceu durante a pandemia e, antes que o varejo pudesse se preparar, o mercado acumulou muitas perdas. Mas quais foram os sinais que apontaram para esta recuperação?

O primeiro é que, apesar do isolamento social ter interrompido muitos comércios, no varejo temos várias atividades essenciais que não podem parar. Outro fator é que no mês passado muitos beneficiários receberam a sua parcela do décimo terceiro. Mas só cresceu mesmo quem conseguiu se adaptar e gerar um diferencial para seus clientes.

Segundo o especialista Michel Jasper, o diferencial está no uso de tecnologia. Michel entende bem o setor, atuando a mais de 15 anos com o varejo Michel já fundou as empresas Web Jasper e Amo Varejo, e atua como mentor na SOS Varejo.

“A tecnologia e a inovação impactam diretamente muitos negócios, temos que estar atentos sempre a novas tecnologias, seja para mantermos nossos softwares atualizados com novas funções e mais compatibilidades, como também para reinventar o modelo de negócio sempre que for necessário”, explica Michel.

E as mudanças provocadas pela pandemia vieram para ficar. O que antes era uma oportunidade para os mais ousados, a inovação hoje é uma obrigação para superar a crise.

É preciso oferecer alternativas para os clientes do varejo, e isto é possível mudando a perspectiva sobre a tecnologia.

Um exemplo são as plataformas de delivery. Para os pequenos e médios varejos, sua estrutura pequena sempre foi uma desculpa para evitar esta tecnologia, e hoje é a estrutura que mais cresce em busca de disponibilizar seus produtos nestas plataformas.

Outro exemplo é a inserção do seu comércio online, mercado que ganhou mais de 32% novos compradores, que experimentaram pela primeira vez este tipo de serviço durante a crise.

A principal dificuldade que atinge o pequeno e médio varejo recai sobre aqueles que não possuem estrutura tecnológica de operações. Sem uma preparação adequada, não conseguem usar as ferramentas disponíveis com o máximo do potencial de cada uma delas, e acabam ficando pra trás.

Neste sentido, o ecossistema de startups e inovação de Santa Catarina é muito engajado com o varejo. Michel já participou de algumas feiras da ACATS – Associação Catarinense de Tecnologia:

“Na minha opinião é o melhor ecossistema de startups e inovação do Brasil. Sempre que participamos de eventos em SC temos excelentes resultados…”.

É perceptível em cenário nacional que o varejista de Santa Catarina é mais aberto a novas tecnologias e tem uma estrutura melhor para aplicação em loja. Já faz parte da essência. O varejo em si ainda é um mercado que tem muitas necessidades: é um território de grandes oportunidades para novas tecnologias.

Você que é empreendedor, acredite e crie soluções para o varejo: além de ser um excelente negócio, o varejo precisa de ajuda para crescer. Você que é varejista, aproveite a oportunidade e dê um up na sua tecnologia, ela ajudará a impulsionar o seu negócio.

Michel ainda fez questão de deixar uma frase de inspiração para todos os empreendedores e varejistas:

“Todo mundo começa forte. O sucesso vem para aqueles que têm um compromisso inabalável de continuar assim até o fim, sem desistir no primeiro obstáculo.”

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