Tempos modernos. Empresas apostam em estruturas organizacionais que prezam menos pela lógica do controle e colocam no centro a autonomia. Assim ganha espaço um conceito que tem se espalhado pelo mundo corporativo: a autogestão.

Autogestão – um conceito estruturado.

A autogestão basicamente combina práticas e estruturas com foco na autonomia e na distribuição de poder entre os membros de uma equipe.

De maneira oposta do que possa parecer, autogestão não é deixar o funcionário à deriva. Para funcionar, a política precisa seguir processos estruturados, é isso o que representa a nova hierarquia, que não está mais centrada nas pessoas, mas nas tarefas.

Deixamos de ter uma pirâmide hierárquica em que o poder está nas mãos dos chefes. Na autogestão, esse poder é do processo”. – Kellie Crosara, consultora organizacional.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA AUTOGESTÃO

  • Melhor desempenho
  • Mais engajamento
  • Maior capacidade de adaptação

A TRANSIÇÃO NÃO É SIMPLES

A maior desvantagem da autogestão é o tempo e energia necessários para promover a transição. As pessoas e organizações estão acostumadas a operar usando a cadeia de comando e não será com um workshop ou aplicativo que tudo irá mudar. Quanto maior a organização, mais difícil é a transição.

Separamos para você 5 dicas fundamentais para implementar esse modelo na sua empresa. Veja:

1. Alinhe expectativas

É importante que os colaboradores saibam quais tarefas e resultados espera-se que eles realizem. Portanto, promova o alinhamento de expectativas.

2. Monitore o desempenho dos colaboradores

Autogestão não significa abandonar mecanismos de monitoramento e supervisão. É necessário mensurar e monitorar o desempenho dos colaboradores. 

3. Incentive a comunicação transparente

Assim, o colaborador poderá esclarecer dúvidas sobre seu trabalho e alcançar o desempenho que se espera dele.

4. Distribua as tarefas de maneira eficaz

Para que a autogestão dê certo na sua empresa, especialmente em equipes remotas, é importante que as tarefas sejam distribuídas de maneira eficaz, considerando as competências de cada colaborador.

5. Faça reuniões periódicas

Procure fazer reuniões periódicas com os colaboradores para revisar o andamento dos trabalhos, fazer os ajustes necessários, reconhecer esforços e mantê-los engajados com os resultados.

Na autogestão, compromissos entre colegas de trabalho substituem relações hierárquicas. Com isso surge a oportunidade de criarmos organizações mais humanas e orientadas a um propósito.

Implemente esse modelo na sua empresa e potencialize os resultados dos seus colaboradores. 😉

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