Melhorar sua comunicação é essencial para sua evolução profissional e pessoal.

Você já ouviu falar em competências socioemocionais?

Competências socioemocionais: conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.

Empresas estão valorizando mais as  competências socioemocionais de seus colaboladores, ou seja, apenas domínio técnico não é mais o suficiente para ser um profissional de destaque.

Umas dessas competências é a boa comunicação, trouxemos aqui uma breve lista para te ajudar, veja:

Aperfeiçoe sua empatia

Esse aperfeiçoamento trará mais respeito com as outras pessoas. Se colocar no lugar do outro é importante para uma boa comunicação.

Seja objetivo

Busque falar o necessário, encontre maneiras diretas. A objetividade não é nada fácil, precisa ser trabalhada e de preferência focada em uma solução (quando for o caso). Demostre sempre profissionalismo e expresse de forma prática, sem receios. 

Ouça

Este é um fator importante e um dos maiores problemas da comunicação. Ouvir é estar disponível para entender o que o outro fala. Não faça cortes, não ouça na defensiva e não fique vagando em seus pensamentos fingindo dar atenção. Ouvir é um hábito a ser praticado. Pratique.

Cuidado com o tom de voz

Aprenda a não demostrar suas emoções no seu tom de voz, tenha domínio do seu nível de irritação, ironia e sensibilidade. Não adianta escolher as palavras cuidadosamente se o seu tom diz outra coisa.

Atenção a linguagem corporal

O corpo também fala. Evite demostrar desinteresse em sua postura, falta de paciência e até mesmo ansiedade (ficar cutucando as pessoas enquanto fala).

Planeje sua fala

Se tiver tempo, faça um roteiro e treine suas expressões. Isso trará mais confiança para efetuar seu discurso.

Melhorar sua comunicação é investir em seu sucesso.

Aqui na FAC levamos experiências aos alunos, promovendo crescimento pessoal e profissional de forma que a comunicação deixa de ser um medo. 

Faça um curso de Graduação na FAC-SP. Clique aqui e inscreva-se!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Pular para o conteúdo