Atividades práticas
e complementares

ATIVIDADES PRÁTICAS

As práticas estão asseguradas em todos os cursos propostos pela Faculdade do Comércio (FAC), seja por meio do oferecimento de atividades laboratoriais, do Estágio Curricular Obrigatório, das Atividades Complementares, do Trabalho de Conclusão de Curso e/ou por meio de convênios que firmados como forma de assegurar a qualidade dos cursos e da formação de seus futuros egressos.

Professores designados pela Faculdade são responsáveis por realizar o acompanhamento e orientação das atividades a serem desenvolvidas nas práticas. A Faculdade também destina espaços físicos próprios de acordo com a especificidade dos cursos propostos.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares permeiam todos os currículos dos cursos, dando-lhes maior flexibilidade no trato dos mais diversos temas e assuntos voltados para a promoção da interdisciplinaridade. Elas são caracterizadas como seminários, palestras, mesas redondas e debates, dentre muitas outras formas que colaboram para o enriquecimento dos currículos dos cursos e contemplam o perfil traçado do profissional.

É favorável aos alunos uma participação ativa em atividades extracurriculares que complementem seu conhecimento e o ajudem a construí-lo de uma forma mais eclética e criativa, a partir de um estreitamento das relações com os conteúdos das disciplinas cursadas, com outros que ainda não foram estudados nos currículos e inclusive com assuntos emergentes nas áreas de atuação da FAC, assuntos esses que merecem ser abordados e debatidos com profissionais, empresários, professores, sindicatos, associações e outros.

Esse exercício de participação permite ao aluno ir aprendendo a se expressar nos eventos, com apresentação de trabalhos ou outros tipos de intervenções, assim como lhe proporciona maior envolvimento e estreitamento das relações com alunos de outros períodos, o que contribui para a harmonia e coesão do corpo discente.

A formação do aluno, nesse sentido, não fica restrita à sala de aula, com atividades estanques, mas permite ao aluno que ele interaja criativamente com outros contextos e ajuda a desenvolver habilidades que podem contribuir para a formação do seu perfil profissional.

As atividades complementares são desenvolvidas em três níveis: a) como instrumento de integração e conhecimento do aluno à realidade social, econômica e do trabalho de sua área/curso; b) como instrumento de iniciação científica e sua articulação com o ensino; c) e como instrumento de iniciação profissional.

É de competência do colegiado de curso normatizar a distribuição da carga horária das atividades complementares ao longo do tempo de integralização curricular, em coerência com as diretrizes estabelecidas pela FAC e pelo MEC. As atividades complementares serão computadas no sistema de horas, para efeito de integralização do total previsto para o curso.

As atividades complementares estão previstas nos Projetos Pedagógicos dos cursos e as modalidades admitidas são divulgadas pela direção e coordenações de cursos, a fim de permitir a livre escolha do aluno.

Veja o manual aqui

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