Ciclo de Palestras - Caminhos do Futuro

A Faculdade do Comércio de São Paulo promoverá juntamente com o Centro de Estudo Andrea Matarazzo, coordenado pelo ilustre Sr. Andrea Matarazzo o Projeto Caminhos do Futuro, com uma série de palestras com autoridades dos setores público e privado.

“Em que mundo viveremos depois que a tempestade passar?”, é assim que o historiador israelense Yuval Noah Harari questiona os efeitos da Covid-19 sobre a sociedade e as decisões que governos, empresas e pessoas estão tomando nestes tempos.
As mudanças em curso, desde que o planeta começou a se preparar para a revolução 4.0 e que foram aceleradas durante a pandemia, provocam impacto direto na forma da sociedade produzir e se organizar, num claro indicativo de que estamos no limiar de uma transição para um mundo de uma economia de baixo carbono e de empresas reestruturadas com base no capitalismo de partes interessadas (stakeholder).
Estamos redesenhando nossas vidas. Na economia, na cultura, na política e na educação na própria maneira de nos relacionarmos. E mudam aceleradamente as infraestruturas tecnológicas, as cadeias de negócios, o sistema de saúde, as escolas.
Pensando nestes desafios, o Centro de Estudos oferece seu primeiro Curso de Extensão com a parceria institucional da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, a Associação Comercial de São Paulo e a Faculdade de Comércio de São Paulo.
Caminhos do Futuro acontecerá em 10 encontros virtuais com pensadores da atualidade para discutir o futuro e as perspectivas que o cercam. Questões de conjuntura atual serão abordadas, mas a ênfase do programa é nas tendências do que se avizinha para a humanidade. 

Organizadores e Curadores:

Adroaldo Moura da Silva, Andrea Matarazzo, Francisco Luna, Hubert Alqueres, Roberto Macedo

Coordenação:

Andrea Matarazzo, coordenador do Curso de Extensão, é empresário, professor do IBMEC e membro da FIESP. Foi Ministro da Secretaria de Comunicação Social e também Embaixador do Brasil em Roma durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Wilson Victorio Rodrigues, Diretor Administrativo da FAC-SP, Membro do Conselho Superior de Direito da Fecomércio-SP, Membro do Conselho Deliberativo da ACSP, Diretor do Instituto Paulista de Ensino Superior do Comércio S.A., Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Vice Presidente da Câmara de Arbitragem e Mediação Empresarial Brasil-Líbano.

Nelson Jobim: O Supremo Tribunal Federal e a segurança jurídica – 28/outubro, quinta-feira, às 17h

A segurança jurídica de um País, depende essencialmente de instituições democráticas sólidas e de um arcabouço jurídico eficiente e funcional.
Sem segurança jurídica não há desenvolvimento econômico

INSCREVA-SE AGORA

Wilson Ferreira: A transição para uma economia de baixo carbono – 04/ novembro , quinta-feira, às 17h

O modelo adotado desde o século dezenove de ter como matriz energética apenas combustíveis fósseis esgotou-se. A crise climática impõe a necessidade do mundo marchar para fontes energéticas limpas – biomassa, solar e eólica, entre outras. A mudança terá impacto direito em praticamente todos os ramos da indústria, entre eles na automotiva, com o advento do carro elétrico. Os novos empregos a serem gerados tendem a se dar para atender à nova economia.
O mundo terá de buscar novas fontes de financiamento para reconstruir sua infraestrutura e a nova matriz energética. Nos Estados Unidos e na zona do Euro o Estado volta a ter um papel no financiamento de tais projetos.

INSCREVA-SE AGORA

Rodrigo Xavier: O ecossistema empresarial contemporâneo  – 09/novembro, terça-feira, às 17h

O novo modelo para a estrutura das corporações empresariais parte da premissa de que uma empresa é constituída pelos seus acionistas, funcionários, fornecedores e clientes, e tem responsabilidades sociais e compromissos com a sustentabilidade. O lucro dos acionistas, o foco apenas em resultados de curto prazo, deixa de ser o principal objetivo. Ele deve se compor a outros valores, como respeito aos direitos humanos, ao bem estar das pessoas e à natureza. Na nova genética econômica, a força do mercado deve estar a serviço de soluções para questões sociais e ambientais.

INSCREVA-SE AGORA

Roberto Sallouti: A digitalização da economia e do mercado financeiro – 11/novembro, quinta-feira, às 17h  

O capital também se modificou. Seu polo dinâmico se deslocou para as empresas de tecnologia.  Como é o novo Ecossistema Financeiro e como está se dando esta transformação.

INSCREVA-SE AGORA

Décio Sonohara: A revolução das compras e os desafios da logística – 16/novembro, terça-feira, às 17h

Graduado em Engenharia de Produção, o executivo iniciou sua carreira há 22 anos. Trabalhou nas empresas  Andersen Consulting (atual Accenture) e como Diretor de Tecnologia nas empresas Carrefour, Submarino e iG.  Ingressou no Magazine Luiza em 2007 e atuou nas áreas de Tecnologia e E-commerce. Atualmente é Diretor Executivo de Logística.

INSCREVA-SE AGORA

Adroaldo Moura da Silva: A revolução econômica no Brasil – 18/novembro, quinta-feira,  às 17h

O ingresso do Brasil na OCDE, o restrito clube de 34 países que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico inegavelmente trará benefícios econômicos, culturais, sociais e políticos. Nos conectaremos com a agenda do futuro e teremos de cumprir as 249 regras exigidas pelo clube, que vão da maior abertura da economia ao desenvolvimento sustentado, da governança do setor público à redução da pobreza, do combate à corrupção ao aumento de transparência.

INSCREVA-SE AGORA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Mayana Zatz: A medicina e a ciência do futuro – 23/novembro, terça-feira,  às 17h 

INSCREVA-SE AGORA

Mario Sabino: O novo formato da comunicação – 24/novembro, quarta-feira, às 17h 

Os portais de comunicação vieram para ficar. A Era Digital é um momento de novos desafios para as mídias tradicionais e também para o volume, variedade e velocidade com que os conteúdos jornalísticos são produzidos e distribuídos. Os desafios da comunicação também têm a ver com o processo de adaptação dos modelos de negócios praticados pelas empresas de mídia. O crescimento e a influência das mídias sociais e as novas formas de apresentação e compartilhamento de informações por meio da internet são outros elementos que têm contribuído para mudanças no jornalismo.

INSCREVA-SE AGORA

Francisco Luna: O perfil do Brasil Agrícola –  30/novembro, terça-feira, às 17h 

Desde 1960 o Brasil passou de importador a maior exportador líquido de alimentos do mundo. Qual a profundidade desta “revolução” e qual o perfil da estrutura agrícola brasileira.

INSCREVA-SE AGORA

Hubert Alqueres: O futuro da educação –  02/dezembro, quinta-feira, às 17h 

Educação é a chave para repensar e melhorar a sociedade. Para que os jovens possam moldar seu futuro é necessário associar um forte conteúdo das disciplinas com habilidades socioemocionais, dotando-os de resiliência, auto regulação, empatia e espírito crítico.

INSCREVA-SE AGORA

NOSSOS NUMEROS

25

PROFESSORES

5

CURSOS

10

SALAS DE AULA

VANTAGENS

A Faculdade da Associação Comercial de São Paulo

A FAC-SP é iniciativa da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo;
Mais de 200 mil empresas associadas que receberão seu currículo;
Atividades em sala focadas em desafios práticos e reais;
Integração com a prática laboratorial e projetos integrados com outras disciplinas;
Metodologias de aprendizagem já utilizadas nas melhores universidades do mundo;
Matriz curricular estruturada com base nas competências técnicas e comportamentais necessárias a formação integral;
100% voltada para o comércio e para o varejo 4.0.
shutterstock_1164473920

INSCREVA-SE AGORA

Venha fazer parte da Faculdade do Comércio de São Paulo, venha aprender na prática como será o comércio do futuro.

precisa de ajuda?