fbpx

Logística é uma área que cresce a passos largos no Brasil. A modernização das empresas e das estruturas de transporte encontram um mercado super globalizado – as mercadorias transitam entre países e continentes em ritmo frenético.

O computador ou celular que você está usando para ler este texto, por exemplo, provavelmente veio da China. Para chegar até suas mãos, passou por todo um processo logístico. O produto é concebido em um país, fabricado e montado em outro e comercializado em todo o globo terrestre.

Isso é cada vez mais comum nos dias de hoje.

Para dar conta de tamanha demanda, os mercado está de olho em profissionais capazes de atuar em toda essa cadeia – sempre procurando tornar os processos mais rápidos e econômicos.

Você tem interesse em entrar na área de Logística?

O curso técnico de Logística

O curso de Logística forma profissionais especializados em atividades de transporte, armazenamento e distribuição de produtos e mercadorias.

É uma área voltada para quem quer trabalhar na indústria, serviço e comércio.

Com apenas um ano de formação, pode ser encontrado em diversas instituições de formação profissional.

Nesse período o estudante vai se familiarizar com diversas disciplinas das áreas de Administração, Matemática, Informática, Transportes, Legislação Tributária e mais algumas.

O curso pode ser feito tanto na forma presencial tradicional como a distância.

Mas existe outra forma de estudar Logística que abre mais portas no mercado de trabalho e oferece remuneração mais interessante: o curso superior.

O curso superior de Logística

O profissional formado em um curso superior de Logística entra na área com dois grandes diferenciais: um diploma super valorizado e muito mais possibilidades de dar um gás na carreira.

O curso é oferecido em grau de tecnólogo, um tipo de formação superior mais curta, voltada às necessidades do mercado de trabalho. São dois anos de estudos, em média, que podem ser feitos da forma presencial ou a distância.

Depois isso, é possível ocupar cargos que exijam nível superior, entrar em pós-graduações ou fazer concursos públicos. Os salários também tendem a ser melhores do que os oferecidos aos técnicos.

A duração é um pouco maior – o dobro do tempo – mas os benefícios valem muito a pena. Por isso, é bom pensar bem antes de fazer sua escolha.

E tem uma facilidade extra: o curso pode ser facilmente encontrado em diversas faculdades pelo país.

Além da grade curricular básica do curso técnico, o tecnólogo em Logística agrega muito mais conhecimentos nas áreas de Administração, Gestão, Economia e Finanças.

O profissional sai da faculdade apto a planejar, operacionalizar e controlar atividades de transporte e logística em diversos tipos de empresas, colaborando para redução de custos e aumento de produtividade.

Ele não lida apenas com transporte – atua também na aquisição, armazenamento, inteligência processual e distribuição em geral.

Mercado de trabalho para quem estuda Logística

A Logística está presente em quase todos as grandes atividades econômicas, e é especialmente necessária em grandes empresas e indústrias.

Hoje, fazer um desenho lógico de todos os seus processos produtivos é fundamental para a sobrevivência de uma organização no mercado de trabalho.

É justamente por isso que o logístico é tão importante.

A demanda por profissionais especializados e qualificados na área é bastante forte e tende a crescer ainda mais. Quem se forma em Logística encontra um campo de atuação bem diversificado, podendo atuar em áreas como:

  • Logística
  • Cadeia de Suprimento
  • Operações
  • Rotas e Meios de Transporte
  • Processos Logísticos

Além de indústrias e grandes empresas, encontra trabalho em:

  • Portos
  • Aeroportos
  • Transportadoras
  • Varejistas
  • Assessorias
  • Empresas de importação e exportação
  • Supermercados
  • Shopping centers

No Brasil, onde se verifica um crescimento do parque industrial e um aumento expressivo em transações de comércio eletrônico, o logístico tornou-se um profissional mais do que disputado.

Para chegar lá é preciso acumular experiência, investir em formações de alto nível e estar sempre atualizado com as tecnologias do setor.

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/logistica/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

precisa de ajuda?