Pressupõe-se que à Educação cabe preparar o indivíduo para compreender a si mesmo e ao outro, através de um melhor conhecimento do mundo e das relações que se estabelecem entre os homens e entre estes e o meio ambiente físico e social.
À Educação também cabe preparar os indivíduos para compreender os impactos das novas tecnologias na cultura por meio de uma concepção de sociedade como um processo complexo e inacabado, em que valores e paradigmas estão sendo permanentemente questionados.
A FAC-SP entende, ainda, que a sociedade global é composta por diferentes, cujas características terão enorme importância para a Instituição na superação do déficit de conhecimentos e no enriquecimento do diálogo entre povos e culturas. É a partir da compreensão das diferenças individuais, da aceitação dos opostos, da tolerância com os adversos, que se constrói uma sociedade global, pluralista e fraterna.
A FAC-SP compreende, por fim, que, enquanto entidade promotora de ensino superior, deve ser precursora de uma política de ensino teoricamente rigorosa, sólida e articulada organicamente a um projeto de sociedade em transformação e de educação comprometida com os coletivos constituídos.
Consequentemente, a FAC-SP está continuamente preocupada com a transmissão e a construção do saber, com a iniciação científica, com inovações, com o ensino e a formação profissional que contemple conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à atuação eficaz do acadêmico – futuro cidadão –, bem como com a educação continuada e a cooperação técnico-científica-cultural, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável, sem, ainda, descuidar da extensão, campo destinado à interação transformadora da instituição com a sociedade que a acolhe.